Na primeira semana do seu novo mandato, a Comissão está a intensificar os seus esforços para impulsionar as tecnologias de impacto zero, que são fundamentais para assegurar a competitividade da indústria europeia, cumprindo simultaneamente os objetivos climáticos acordados. Está a lançar dois novos convites à apresentação de propostas com um orçamento de 3,4 mil milhões de euros para acelerar a implantação de tecnologias inovadoras de descarbonização na Europa, incluindo baterias de veículos elétricos. Está também a lançar o segundo leilão do Banco Europeu do Hidrogénio para acelerar a produção de hidrogénio renovável no Espaço Económico Europeu (EEE), com um orçamento de 1,2 mil milhões de euros provenientes de fundos da UE e mais de 700 milhões de euros provenientes de três Estados-Membros. Tanto os convites à apresentação de propostas como o leilão são financiados pelo Fundo de Inovação, utilizando as receitas do Sistema de Comércio de Licenças de Emissão da UE (CELE).

Saiba mais aqui.

A Comissão von der Leyen II tomou posse em 1 de Dezembro na sequência da aprovação, pelo Parlamento Europeu, do novo colégio de comissários e do seu novo mandato, que a presidente tinha proposto em setembro de 2024. 

No seu discurso perante o plenário do Parlamento Europeu de 27 de novembro, a presidente apresentou as prioridades e ambições da Comissão Europeia para o mandato de 2024-2029 com base nas suas orientações políticas de julho e tendo em conta as audições do Parlamento Europeu em novembro com os comissários indigitados. 

Saiba mais aqui

Os eurodeputados rejeitam os resultados das eleições legislativas na Geórgia, que dizem ter sido comprometidas por irregularidades, e pedem a repetição do escrutínio no prazo de um ano.

O Parlamento Europeu adotou uma resolução a condenar as eleições legislativas de 26 de outubro na Geórgia, um país candidato à adesão à UE, por não serem nem livres nem justas. O texto refere que «o desenrolar das eleições foi mais um sintoma do retrocesso democrático contínuo do país pelo qual o partido no poder é plenamente responsável».

Saiba mais aqui.

A pedido da Erasmus Student Network Portugal divulgamos

O Christmas with Portugueses Families é um projeto de cariz de impacto social, iniciado em 2019, com o objetivo de unir famílias portuguesas a estudantes internacionais que estão em Portugal em mobilidade durante as férias de Natal, proporcionado uma experiência calorosa e festiva àqueles que, de outra forma, passariam este período sozinhos. 

As famílias portuguesas e estudantes internacionais interessadas podem inscrever-se até 01 de dezembro de 2024, através da plataforma Papaya, acessível através do link https://papaya.iter-idea.com/auth ou pela versão da app no telemóvel. Após a inscrição na plataforma, e até dia 8 de dezembro, as famílias e estudantes receberão uma notificação via e-mail com mais informações.  

Saiba mais aqui.

 

Comissão insta Portugal a apresentar urgentemente a versão final atualizada do seu plano nacional de energia e clima e a transpor integralmente a Diretiva Seguro Automóvel.

A Comissão Europeia decidiu iniciar um procedimento de infração através do envio de uma notificação para cumprir a Portugal por não ter apresentado a versão final atualizada do seu plano nacional de energia e clima (PNEC) em conformidade com o Regulamento relativo à Governação da União da Energia e da Ação Climática. As versões finais atualizadas dos PNEC são instrumentos cruciais para que os Estados-Membros estabeleçam roteiros concretos para alcançar os objetivos acordados a nível da UE em matéria de redução das emissões de gases com efeito de estufa, energias renováveis e eficiência energética, entre outros. São também fundamentais para que a Comissão Europeia avalie a ambição dos Estados-Membros face às metas da UE em matéria de clima e energia para 2030. De acordo com o artigo 14.º, n.º 2, do Regulamento Governação da UE, todos os Estados-Membros tinham de apresentar as versões atualizadas dos PNEC até 30 de junho de 2024. 

Saiba mais aqui

A Comissão Europeia recebeu o sexto pedido de pagamento apresentado por Portugal no montante de 1,67 mil milhões de euros (líquidos de pré-financiamento), dos quais 1,32 mil milhões de euros em subvenções e 0,35 mil milhões de euros em empréstimos, no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR).

O pedido de pagamento diz respeito a 22 marcos e oito metas, abrangendo reformas para o reforço das competências e da eficácia da administração pública, um novo plano de contabilidade de gestão para o Serviço Nacional de Saúde e um quadro jurídico revisto para a insolvência e o resgate de empresas. 

Saiba mais aqui

O Conselho Europeu de Investigação (ERC) anunciou a atribuição de Subvenções Sinergia a cinquenta e sete grupos de investigação, no montante total de 571 milhões de euros provenientes do Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da UE. As Subvenções Sinergia promovem a colaboração entre investigadores de excelência, permitindo-lhes combinar os seus conhecimentos especializados e os seus recursos em prol do progresso científico. Os projetos selecionados abordam alguns dos problemas científicos mais complexos numa vasta gama de disciplinas.

Saiba mais aqui

Tem experiência em investigação científica? Gostaria de enveredar por uma carreira internacional e de trabalhar no âmbito de uma equipa multicultural e diversificada?

A UE pretende recrutar administradores especializados na investigação científica. Os funcionários recrutados (grau AD 7) trabalharão sobretudo no Centro Comum de Investigação (JRC) da Comissão Europeia, nas diversas instalações deste organismo (Bruxelas e Geel, na Bélgica, Karlsruhe, na Alemanha, Sevilha, em Espanha, Ispra, em Itália, e Petten, nos Países Baixos).

Saiba mais aqui