Organizado pela primeira vez em 2018, o Prémio Jean Monnet para a Integração Europeia homenageia a dedicação de Jean Monnet à Europa, premiando projetos que contribuem para a integração europeia. Quando outros prémios recompensam figuras públicas de grande notoriedade, o Prémio Jean Monnet centra-se em atividades concretas com impacto na vida quotidiana dos cidadãos europeus. O prémio é uma iniciativa de pequena escala e orgulhamo-nos por estar ao nível dos cidadãos de base.

O prazo para a apresentação de candidaturas à edição de 2021 do prémio termina no sábado, 9 de outubro, às 23h59 (hora da Europa Central, 22h59 em Portugal Continental). Os resultados serão anunciados em 9 de novembro, aniversário do nascimento de Jean Monnet. Todas as candidaturas devem ser apresentadas através de um formulário disponível em linha.

Saiba mais em: https://ec.europa.eu/portugal/news/jean-monnet-prize-2021_pt

 

Em antecipação do discurso da Presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União esta quarta-feira, dia 15 de Setembro, a Comissão apresentou na passada sexta-feira, dia 10, uma visão geral do seu trabalho e das suas realizações ao longo do ano passado.

Saiba mais sobre esta publicação, disponível em todas as línguas oficiais da UE, e que descreve as medidas adotadas para responder à pandemia e para cumprir as prioridades políticas da Comissão aqui.

Todas as informações mais recentes sobre o discurso do Estado da União estão disponíveis aqui.

Estão abertas as candidaturas a três tipos de estágio no Conselho da União Europeia, a realizar de fevereiro a junho de 2022. 

Os estágios são dirigidos a nacionais de um Estado-Membro da UE e/ou dos países candidatos à adesão, com um conhecimento muito bom de, pelo menos, duas línguas oficiais da UE, uma das quais deve ser o inglês ou o francês e que não tenham ainda beneficiado de um estágio numa instituição europeia.

Os estágios nas Instituições Europeias constituem uma oportunidade única de aprendizagem sobre o funcionamento prático das instituições e Organismos Europeus, promovem a compreensão dos objetivos e metas do processo de integração e políticas europeias, permitem a aplicação do conhecimento teórico adquirido durante os estudos e constituem uma experiência de trabalho em ambiente multicultural, multilingue e multiétnico.

As candidaturas encontram-se abertas até 28 de setembro.

Escolher e preparar uma refeição para si, para um grupo de amigos ou para a família é uma responsabilidade. Além de fazer uma refeição saborosa, precisa de garantir que a comida é fresca, que não contém alergénios indesejados e que foi armazenada e confecionada corretamente. Dá que pensar!

A nova campanha da EFSA - #EUChooseSafeFood - tem como objetivo consciencializar a população para a ciência que está por trás da segurança alimentar na União Europeia e para ajudar os consumidores a tomarem decisões informadas acerca das escolhas alimentares do dia-a-dia, com a tranquilidade de saber que os seus alimentos são seguros.

Lançada a 31 de julho, o objetivo da nova campanha da EFSA, a nível europeu, é encorajar a sociedade a tomar decisões alimentares com confiança, explicando o papel essencial da ciência e dos cientistas na segurança alimentar. Desde ajudar a decifrar as etiquetas e a compreender os aditivos, até aconselhar sobre o porquê de as batatas cruas não deverem ser conservadas no frigorífico, a campanha oferece informação de grande utilidade prática para os consumidores.

Visite a página da campanha EUChooseSafeFood para descobrir mais.

As escolas secundárias de todos os países da UE podem começar agora a inscrever-se no Juvenes Translatores, o concurso anual de tradução organizado pela Comissão Europeia.

A partir das 12h00 (hora da Europa Central) de 2 de setembro, as escolas podem inscrever-se em linha para que os seus alunos possam competir com os seus pares em toda a UE. Este ano, o tema dos textos que os jovens irão traduzir é: «Vamos avançar no bom caminho – rumo a um futuro mais verde».

Mais informação em aqui.

 

A UE atingiu esta terça-feira, dia 31 de agosto, um marco crucial, com 70 % da população adulta agora totalmente vacinada. No total, mais de 256 milhões de adultos na UE já receberam um ciclo de vacinação completo. Há já sete semanas, o objetivo da Comissão foi atingido antecipadamente: fornecer aos Estados-Membros, até ao final de julho, um número suficiente de doses de vacina para vacinar totalmente 70 % da população adulta da UE.

Leia as declarações da presidente da Comissão Europeia sobre o alcance deste marco e descubra mais sobre a sua importância para o combate à pandemia: https://bit.ly/3gWcwyW

Foto: Steven Cornfield | Unsplash

 

A Comissária Europeia dos Transportes, Adina Valean, estará em Lisboa, nos dias 1 e 2 de setembro, para participar na cerimónia de partida do “Connecting Europe Express” e outros eventos relacionados com a área da sua tutela, e também para encontros com as autoridades portuguesas.

Esta primeira visita da Comissária dos Transportes a Portugal encerra com um debate aberto com cidadãos portugueses sobre mobilidade sustentável. Este Diálogo com os Cidadãos decorrerá em formato híbrido no hotel Myriad, a partir das 16:30, e conta ainda com a participação do Secretário de Estado para a Mobilidade, Eduardo Pinheiro. A participação neste evento é aberta, as inscrições estão limitadas ao número de lugares disponível e sujeitas a confirmação. O debate será também transmitido online nas redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal (TwitterFacebook) e em inglês através da conta de Twitter da Direção Geral dos Transportes da Comissão Europeia.

Saiba mais em: https://bit.ly/3mOCBn6

 

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação irá realizar, no próximo dia 8 de setembro de 2021 às 11h, uma sessão online de divulgação de oportunidades Erasmus+ para o Ensino Escolar, em que se pretende incentivar a integração de entidades sem experiência ou com pouca experiência no Programa Erasmus+ e promover a participação de públicos com menos oportunidades.

A sessão visa divulgar junto das entidades a possibilidade de fazerem parte de uma comunidade de organizações Erasmus que regularmente faz mobilidade transnacional de aprendentes e de pessoal educativo (KA1) e coopera com outras entidades europeias (KA2) na área da Educação, o que permite que as organizações disponham de mais meios para chegar a públicos com menos oportunidades.

As duas ações do Programa cujo prazo de candidatura ocorre ainda no outono de 2021 são a Acreditação Erasmus+ (Mobilidade KA1) e as Parcerias de Pequena Dimensão (Cooperação KA2).

O objetivo da Acreditação Erasmus+ é apoiar a dinamização do setor do ensino e formação através de uma participação contínua e de longo prazo em atividades formativas transnacionais das entidades envolvidas, bem como a melhoria das competências dos aprendentes e do pessoal ligado à educação e formação.

As Parcerias de Pequena Dimensão pretendem atrair e alargar o acesso a novos participantes no programa, a organizações menos experientes e a intervenientes de pequena dimensão, apoiar a inclusão de grupos-alvo com menos oportunidades e a cidadania europeia ativa, trazendo a dimensão europeia para o âmbito local.

Venha conhecer as vantagens destas ações do Programa no dia 8 de setembro!

Inscrições em https://bit.ly/38rriZG