No âmbito da série de seminários «Traduzir a Europa», a Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia organiza, em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, um seminário subordinado ao tema «Traduzir na era dos dados». O seminário vai realizar-se no dia 26 de novembro de 2019, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no Anfiteatro III, das 9h30 às 13h00. Para saber mais, clique aqui.

O Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão chegaram a um acordo político sobre uma rotulagem europeia dos pneus. As novas regras melhoram e reforçam a rotulagem dos pneus na UE, permitindo que os consumidores europeus façam melhores escolhas e proporcionando economias de energia equivalentes a menos 4 milhões de veículos a circular todos os anos na UE.

As contas económicas da agricultura mostram que a produção agrícola total na União Europeia ascendeu a 434,3 mil milhões de euros a preços de base em 2018, o que representa um ligeiro aumento (0,6 %) em relação a 2017. Em 2018, o equivalente a 58,2 % (ou 252,6 mil milhões de euros) do valor da produção agrícola gerada foi gasto no consumo intermédio (bens e serviços a montante), enquanto o valor acrescentado bruto (valor da produção menos valor do consumo intermédio) correspondia a 41,8 % (ou 181,7 mil milhões de euros). A combinação do reduzido aumento do valor da produção agrícola e do maior aumento do consumo intermédio (+3,8 %) resultou numa diminuição do valor acrescentado bruto (-3,5 %) gerado pelo setor agrícola da UE em 2018, em comparação com 2017. Com 77,2 milhões de euros (ou cerca de 18 % do total da UE) em 2018, a França registou a maior produção agrícola total na UE, seguida de Itália, Alemanha e Espanha. A produção agrícola portuguesa ascendeu a 7,7 mil milhões de euros, ou cerca de 1,8 % do total da UE. Estas informações provêm dos dados finais publicados pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.

Na sequência do anúncio feito pelo comissário Phil Hogan aos ministros da Agricultura dos Estados-Membros, em 14 de outubro, a Comissão Europeia publicou hoje oficialmente o ato de abertura da ajuda à armazenagem privada de azeite. O setor do azeite enfrenta dificuldades desde há algum tempo, com um aumento da produção e uma situação de mercado difícil, especialmente em Portugal, Espanha e Grécia. A ajuda à armazenagem privada deverá prestar um apoio significativo.

A economia europeia está atualmente no seu sétimo ano consecutivo de crescimento, prevendo-se que o produto interno bruto (PIB) da área do euro cresça 1,1 % em 2019 e 1,2 % em 2020 e 2021. Para saber mais, clique aqui

A Comissão Europeia participa novamente na Web Summit que se realiza em Lisboa entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019. A Comissão será representada pela Vice-Presidente Executiva indigitada, Margrethe Vestager, pela Vice-Presidente indigitada, Vera Jourová, pelo Comissário Europeu, Carlos Moedas, pelo Negociador-chefe com o Reino Unido nos termos do artigo 50.º, Michel Barnier, e pela Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves. Para saber mais, clique aqui

O relatório apresentado pela Comissão Europeia descreve os progressos realizados, nos últimos três anos, no que se refere aos dossiês legislativos prioritários em matéria de segurança, bem como as iniciativas recentes destinadas a garantir a segurança dos cidadãos europeus, tanto em linha como fora de linha. Para saber mais, clique aqui.

Será entre os dias 7 e 28 de novembro que te poderás candidatar a um passe de viagem gratuito para conheceres a Europa de comboio! Se nasceste entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2001 não deixes escapar esta oportunidade! Participa e parte à descoberta! Para saberes mais, clica aqui.