A Comissão apresentou uma iniciativa para reforçar e promover o diálogo social com ações concretas a nível nacional e da UE. Reitera o nosso forte empenho no diálogo social enquanto pedra angular da economia social de mercado da UE e da sua competitividade. A iniciativa permite que o diálogo social se adapte à evolução do mundo do trabalho e às novas tendências do mercado de trabalho, no contexto da transição para uma economia digital e com impacto neutro no clima e da emergência de novas formas de emprego.

As negociações entre as organizações representativas dos empregadores e dos trabalhadores (parceiros sociais) através do diálogo social e da negociação coletiva contribuem para melhorar as condições de vida e de trabalho, tais como a remuneração, o horário de trabalho, as licenças anuais, a licença parental, a formação e as medidas de saúde e segurança. 

Saiba mais aqui.

Estás no 3º ciclo do ensino básico e tens no mínimo 14 anos? Ou estás no ensino secundário e tens no máximo 19 anos? Então, participa com os teus colegas no Concurso "Eu Sou Europeu" e ganha uma visita ao Parlamento Europeu, onde poderás ser eurodeputado por um dia numa sessão “Euroscola”.

Atenção: o concurso termina no dia 28 de abril! Fala com o teu professor.

Descobre mais aqui

Este ano, o evento terá lugar presencialmente (Bruxelas) e online. O evento decorrerá ao longo de dois dias. O primeiro dia será dedicado aos aspetos políticos. Os oradores da Comissão Europeia debaterão as prioridades do programa de trabalho anual para 2023 e as oportunidades comerciais nos mercados de crescimento potencial.

O segundo dia centrar-se-á no desenvolvimento de campanhas bem sucedidas. Os participantes terão a oportunidade de ouvir as apresentações de funcionários da Comissão Europeia, peritos externos e coordenadores de projetos. As apresentações do dia destacarão vários aspetos problemáticos, como a abordagem dos critérios de atribuição e a sustentabilidade em 2023 propostas de programa. As apresentações incidirão também sobre a forma de definir uma boa estratégia de campanha e de desenvolver com êxito campanhas de comunicação sobre a produção e o consumo sustentáveis da UE. Analisaremos as regras de elegibilidade, bem como os desafios e as expectativas, com exemplos e ensinamentos fundamentais.

Saiba mais aqui.

A Comissão apresentou o primeiro relatório intercalar sobre o Novo Bauhaus Europeu (NBE), que faz o balanço dos resultados alcançados nos dois primeiros anos da iniciativa, bem como o primeiro instrumento de avaliação do projeto do NBE: as orientações para o NBE. 

O Novo Bauhaus Europeu criou uma vasta comunidade de organizações e de cidadãos em toda a Europa, cujo trabalho se articula em torno de uma visão comum que combina sustentabilidade, inclusão e estética. 

Saiba mais aqui.

Ontem, os 162 931 participantes na ronda DiscoverEU de outubro de 2022 conheceram os resultados das suas candidaturas. No total, 47 700 jovens com 18 anos de idade receberão um passe de viagem. Os candidatos selecionados viajarão sozinhos ou num grupo de até cinco pessoas entre março de 2023 e fevereiro de 2024. 

No dia 12 de janeiro de 2022, terá lugar uma sessão de perguntas e respostas em direto no grupo oficial Facebook #DiscoverEU, em que os participantes selecionados receberão informações relacionadas com a sua futura viagem.

Saiba mais aqui.

 

A Comissão publicou hoje um documento de análise dos principais fatores que afetam a segurança alimentar, elaborado pelos serviços da Comissão. Nesse documento, são analisados os efeitos na segurança alimentar de fatores como as alterações climáticas, a degradação ambiental, as consequências económicas da COVID-19 e a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Com base nos dados científicos mais recentes, esta análise identifica diferentes tipos de fatores determinantes: biofísicos e ambientais; relativos à investigação, inovação e tecnologia; económicos e de mercado; de desempenho da cadeia de abastecimento alimentar; políticos e institucionais; socioculturais e demográficos.

Saiba mais aqui.

Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições para os estágios remunerados na Comissão Europeia. Duas vezes por ano, com início em março e outubro, a Comissão oferece estágios no domínio administrativo ou da tradução. Os estágios estão abertos a licenciados em todas as áreas e proporcionam uma familiarização com os procedimentos e as políticas das instituições europeias, a oportunidade de contribuir para o trabalho diário da Comissão e uma ocasião para os estagiários porem em prática os seus conhecimentos académicos. 

Saiba mais aqui.

Os Prémios Europeus de Energia Sustentável (The European Sustainable Energy Awards, EUSEW) foram criados para destacar o sucesso de projetos, atividades ou ações concluídas, ou em desenvolvimento, sobre eficiência energética e renovável. 

No contexto do plano REPowerEU para acelerar a transição para as energias limpas e aumentar a independência energética da Europa, a Semana Europeia da Energia Sustentável é uma oportunidade para conhecer as partes interessadas que promovem a eficiência energética e as energias renováveis, aprender sobre políticas de sucesso e inspirar a inovação, no sentido de cumprir os objetivos energéticos e climáticos da UE.

Saiba mais aqui.