A Representação da Comissão Europeia em Portugal recebeu, nos dias 26 e 27 de junho, mais uma reunião de coordenação da rede de Centros de Informação Europe Direct. Este evento contou com a presença dos 15 centros portugueses, sendo que o CIED do Baixo Alentejo não podia deixar de marcar presença. Foi a oportunidade para fazer um balanço das eleições europeias, bem como para projetar as próximas atividades. A rede a trabalhar para fazer mais por si!  

No passado dia 14 visitámos a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, em Beja. Estivemos com os alunos de Comunicação para falar sobre o comércio eletrónico na UE e os direitos dos consumidores. Muito obrigado a todos pela disponibilidade e partilha, em especial à professora Sílvia Graça. 

No passado dia 7 visitámos a linda vila raiana de Barrancos. Estivemos com os alunos do 7.° e 8.° ano do Agrupamento de Escolas para falar sobre a União Europeia, as suas instituições e o fenómeno das migrações. Muito obrigado a todos pela vossa presença! Um agradecimento especial aos funcionários da biblioteca e ao Prof. Jorge Ribeiro. Esperamos regressar brevemente! 

As eleições europeias estão à porta e as sessões de esclarecimento sobre o processo eleitoral multiplicam-se: ontem foi dia de visitar a Universidade Sénior de Ourique. Muito obrigado a todos pela disponibilidade e presença. Já falta pouco tempo para decidirmos o nosso futuro. 

 

No passado dia 22 de maio estivemos na Universidade Sénior de Aljustrel (USA) para uma sessão informativa sobre as eleições europeias. O evento decorreu da melhor forma e fazemos votos de que se possa repetir! Muito obrigado a todos os presentes, em particular à Marta Campos da USA.  

Decorreu hoje mais uma sessão sobre as eleições europeias de 26 de maio, desta vez no Centro Social Lidador, em Beja. Estivemos com utentes daquele espaço e com alunos da Universidade Sénior de Beja. Muito obrigado à eng. Catarina Cerol e à Professora Francisca Bicho por terem possibilitado este evento. Oxalá possamos repetir futuramente!

O 9 de maio, dia da Europa, ficou marcado pela nossa primeira caminhada europeia. Começámos no campo, junto ao Guadiana, com elementos da Academia Sénior de Serpa! Foi o pretexto ideal para estar em contacto com a natureza, confraternizar e apelar ao voto no dia 26 de maio. Seguidamente, realizámos nova caminhada, mas desta vez na cidade de Serpa. Foi com os cerca de 80 alunos do Agrupamento de Escolas nº 2 de Serpa - Escola Embaixadora do Parlamento Europeu - que percorremos as ruas desta cidade da margem esquerda do Guadiana, distribuindo informação sobre as eleições europeias e passando por locais que foram influenciados pela ação da União Europeia. 

Terminou, no passado dia 10, mais uma edição da Semana Regional Europeia. Foram realizadas 10 sessões de caráter informativo sobre as eleições europeias nos concelhos de Beja, Moura, Serpa e Ourique. Para além das escolas e das Universidades Sénior, também realizámos uma sessão no estabelecimento prisional de Beja, ficando prometida uma nova visita para breve. Estes encontros, que abrangeram mais de 300 pessoas, correram muito bem e as pessoas mostraram-se recetivas a participar e preocupadas com o futuro da Europa.