Esta tem sido uma semana muito intensa e proveitosa. Na segunda, tivemos a sessão de apresentação pública do programa Europa Criativa, pode ser vista aqui; na quarta, realizou-se a sessão inserida na Conferência sobre o Futuro da Europa dedicada à Inteligência Artificial e à Cibersegurança, que poderá rever aqui

No dia 24 de novembro, o EUROPE DIRECT Baixo Alentejo promoverá mais uma sessão no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa, desta vez dedicada à Transição Digital, nomeadamente às áreas da Cibersegurança e Inteligência Artificial.

Porque é que a Cibersegurança é importante?

O que é que o futuro nos reserva ao nível da Inteligência Artificial?

Como é que territórios de baixa densidade como o Baixo Alentejo poderão beneficiar da Transição Digital ao nível destes domínios?

Para percebermos melhor estes assuntos, estaremos à conversa com a Eurodeputada Maria da Graça Carvalho - natural de Beja, é Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico, foi ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior e conselheira do Comissário Carlos Moedas para a Investigação, Ciência e Inovação. Integra a Comissão Especial do Parlamento Europeu sobre Inteligência Artificial na Era Digital.

Venha descobrir mais sobre a Transição Digital, colocar as suas dúvidas e debater connosco!

A sua opinião conta! 

Inscrições em tiny.cc/digital

Hoje estivemos com 5 turmas do 10.º e 11.º anos do Agrupamento de Escolas nº 2 de Serpa para falar sobre "Fake News e o Combate à Desinformação".
Muito obrigado a todos os presentes! E não se esqueçam: não partilhem, nem sejam preguiçosos.

No dia 12 de novembro estivemos no Agrupamento de Escolas N.º1 de Serpa - Escola Abade Correia da Serra para falar sobre a questão da Diversidade Cultural na União Europeia. Muito obrigado aos alunos do 8.º A e à professora Ana Bernardes por nos terem recebido! Esperamos reencontrá-los brevemente!

Foi com muito gosto que estivemos no Agrupamento de Escolas de Mértola para falar sobre a Inserção de Portugal na União Europeia.

Muito obrigado ao 10.º B e à professora Sofia Vidal por nos terem recebido tão bem. Na quinta há mais!

Decorreu, no passado dia 5 de novembro, o Workshop online de divulgação do projeto "A Europa na Escola – Formação para professores”.
Foi a oportunidade encontrada para dar a conhecer o Projeto “A Europa na Escola – Formação para Professores” e os diferentes oportunidades, ferramentas, recursos e materiais disponibilizados sobre a União Europeia, ajustados aos requisitos do sistema de ensino português.
 
Muito obrigado aos professores da região que participarem. Podem contar com o EUROPE DIRECT Baixo Alentejo!
Esta manhã estivemos no Agrupamento de Escolas n. 2 de Serpa para mais uma sessão dedicada às Fake News e ao Combate à Desinformação.
Muito obrigado ao 10.°D e à Professora Matilde Cardeira que tão bem nos acolheram!

O EUROPE DIRECT Baixo Alentejo convida os professores da região a participarem num Workshop online de divulgação do projeto "A Europa na Escola – Formação para professores”, no dia 5 de Novembro, entre as 17h30 e as 19h30.

"A Europa na Escola – Formação para professores" é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Educação, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Agência Nacional Erasmus+.

Para apoiar os docentes portugueses a trabalhar a multiplicidade de recursos existentes sobre a União Europeia, o projeto A Europa na Escola – Formação para professores procura simplificar o acesso aos conteúdos pedagógicos sobre a UE existentes no espaço de aprendizagem e nos sites oficiais da União Europeia.

 Os objetivos deste Workshop são:

 - Dar a conhecer o Projeto “A Europa na Escola – Formação para Professores” e os diferentes oportunidades, ferramentas, recursos e materiais disponibilizados sobre a União Europeia, ajustados aos requisitos do sistema de ensino português;

- Reconhecer a importância de promover o conhecimento e o interesse sobre a União Europeia junto da comunidade escolar e de formar cidadãos que valorizem o exercício de uma cidadania europeia democrática e participativa.

Estes workshops não são “formação” e não são certificados pela DGE. O Centro EUROPE DIRECT poderá, no entanto, atestar a participação no workshop.

As inscrições, gratuitas e obrigatórias, deverão ser realizadas até ao dia 4 de novembro aqui.