O Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo vai dinamizar, nos dias 19 e 20 de novembro, a primeira edição da Feira Virtual do Ambiente e Investimento. Durante dois dias, serão promovidas diversas atividades, nomeadamente duas conversas online: uma sobre o Programa LIFE e a nova PAC; e outra sobre o Investimento (#InvestEU).
 
Durante a Feira, que decorrerá na página de Facebook do Centro (
https://www.facebook.com/europedirectbaixoalentejo
), também será disseminada informação sobre diversas iniciativas da União Europeia, como o Pacto Ecológico Europeu, e programas relacionados com as alterações climáticas e a biodiversidade, como o Programa LIFE.
 
Pretende-se com esta iniciativa reforçar o sentimento de pertença ao espaço europeu junto de todos os cidadãos e entidades de todo o Baixo Alentejo, bem como dar a conhecer o muito que a União Europeia tem para oferecer às empresas, aos agricultores e associações locais.

17 de novembro foi dia de mais uma sessão dedicada à Diversidade Cultural e aos Direitos Humanos no Agrupamento de Escolas n.° 2 de Serpa. Muito obrigado aos alunos do 12.°B e às professoras Susana Laneiro e Susana Moreira. Foi um gosto!

Ontem foi mais um dia com mais uma sessão dedicada à Diversidade Cultural e aos Direitos Humanos no Agrupamento de Escolas n.° 2 de Serpa. Muito obrigado aos alunos do 11° A e à Professora Matilde. Foi um gosto!

Ontem foi dia de sessão online com os alunos do 11° ano, turmas B e C, do Agrupamento de Escolas n.° 2 de Serpa. Foi a oportunidade para falar sobre Diversidade Cultural e Direitos Humanos. Muito obrigado a todos pela participação e às professoras do Agrupamento pela oportunidade. Quarta-feira há mais!

É já no próximo dia 21 que se celebra mais uma edição da Volta de Apoio ao Emprego na nossa região. Trata-se de uma parceria entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal, através da rede de Centros de Informação Europe Direct, e o Instituto do Emprego e Formação Profissional - Rede Eures, visando sublinhar o comprometimento continuado das instituições europeias com o emprego e a melhoria da empregabilidade.
Este ano, por causa da pandemia, optou-se por um formato online, sendo que os interessados deverão consultar o programa e inscrever-se aqui

O Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo vai dinamizar, nos dias 24 e 25 de setembro, a primeira edição da Feira Virtual de Cidadania Europeia. Durante dois dias, serão promovidas diversas atividades, nomeadamente duas conversas online: uma sobre o Programa LIFE e outra sobre o Erasmus+. Durante a Feira, que decorrerá na página de Facebook do Centro (https://www.facebook.com/europedirectbaixoalentejo), também será disseminada informação sobre diversas iniciativas da União Europeia, como o DiscoverEU (Interrail), o InvestEU, o #EUandME e o Corpo Europeu de Solidariedade.   

Pretende-se com esta iniciativa reforçar o sentimento de pertença ao espaço europeu junto de todos os cidadãos e entidades de todo o Baixo Alentejo, bem como dar a conhecer o muito que a União Europeia tem para oferecer aos jovens, às empresas e associações. 

Esta será mais uma oportunidade para estimular o debate europeu a nível local, estando previstas outras iniciativas similares nas próximas semanas, nomeadamente uma segunda edição desta Feira no final de outubro.

Os Centros Europe Direct do Alentejo (Alentejo Central e Litoral, Alto Alentejo e Baixo Alentejo) celebraram uma reunião de parceria, no dia 15  de setembro, via videoconferência, com o Centro de Documentação Europeia da Universidade de Évora, a Rede Eures, a Entreprise Europe Network e o ponto de contacto Eurodesk de Odemira. A criação de uma rede europeia do Alentejo, com todos os atores a trabalhar em conjunto em prol dos cidadãos, será uma prioridade a breve prazo.  

É já no próximo dia 16 de setembro que a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, irá proferir o seu primeiro discurso sobre o estado da União. Também conhecido por Estado da União Europeia, trata-se do discurso anual que o Presidente da Comissão Europeia profere, em setembro, perante o Parlamento Europeu. Esta será a oportunidade para abordar os desafios mais prementes e apresentar as prioridades para o ano seguinte.

O Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo dedicará o seu dia a este evento, mais concretamente na sua página no Facebook. Às 08:00, transmitirá, em direto, o discurso. Da parte da tarde, pelas 15:00, promoverá um debate/conversa online, com 3 convidados oriundos do Baixo Alentejo, que partilharão a sua opinião sobre a mensagem da Presidente da Comissão e o futuro da Europa, mas de uma perspetiva local. Esta foi a forma encontrada para estimular o debate europeu a nível local, estando previstas outras iniciativas similares nas próximas semanas.