Hoje apresentamos a décima segunda edição do podcast "A Europa ao meu lado" - uma produção do nosso centro! Ao longo de 13 edições percorreremos os 13 concelhos do Baixo Alentejo com o objetivo de mostrar bons exemplos da ação da União Europeia na nossa área de intervenção.

Nesta edição vamos até Barrancos para falar com João Serranito Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, sobre a Incubadora de Empresas daquela localidade.

O Europe Direct Baixo Alentejo lança hoje um inquérito à população do Baixo Alentejo com o objetivo de saber mais sobre qual a sua perceção geral relativamente à União Europeia e às suas políticas.

Desta forma, o Centro pretende obter uma perceção mais concreta acerca de como o público da sua área de intervenção vê a UE e as suas políticas, uma informação essencial para assegurar um serviço de crescente qualidade aos cidadãos.

As principais conclusões da análise das respostas ao inquérito serão posteriormente divulgadas no site do Centro e enviadas para a Representação da Comissão Europeia e/ou ao Parlamento Europeu, para dar a conhecer o que pensa o público do Baixo Alentejo.

Partilhe connosco a sua perspetiva. O inquérito é anónimo e não lhe tomará mais do que 10 minutos. A sua opinião é importante para nós!

Submeta a sua resposta em: http://tiny.cc/uebaixoalentejo

 

 

Decorreu no dia de ontem, 6 de julho, a apresentação pública das Redes de Informação e Serviços Europeus no Alentejo, onde foi apresentada a nova Rede das Redes de Informação Europeia no Alentejo.

A Rede integra os centros Europe Direct do Alentejo (Alentejo Central e Litoral, Alto Alentejo e Baixo Alentejo), o Centro de Documentação Europeia da Universidade de Évora, a Rede Eures para o Alentejo, a Entreprise Europe Network e o ponto de contacto Eurodesk de Odemira. A rede tem como objetivo promover uma ação articulada e complementar entre os diversos serviços europeus que atuam no Alentejo, estabelecendo um mecanismo de trabalho colaborativo e em rede em prol de toda a região.

Agradecemos a todos os que marcaram presença para celebrar a criação da nova Rede das Redes de Informação e Serviços Europeus no Alentejo. Os membros da rede irão, desta forma, cooperar com o intuito de estar cada vez mais próximos do público a nível regional e de prestar um serviço de crescente qualidade, tornando a União Europeia mais acessível aos cidadãos.

Assista à gravação da sessão em: https://bit.ly/3win0xf

 

No próximo dia 6 de julho terá lugar a apresentação pública das Redes de Informação e Serviços Europeus no Alentejo.

O evento decorrerá em formato webinar, pelas 14h30, sendo que as inscrições (gratuitas e obrigatórias) deverão ser realizadas em https://forms.gle/dYmTkZ4FqXUVMi2bA. Simultaneamente, a sessão será também transmitida em direto nas páginas de Facebook dos Centros Europe Direct do Alentejo.

Esta apresentação tem como objetivo dar a conhecer a nova Rede das Redes de Informação Europeia no Alentejo, explicando quais os serviços europeus disponíveis para auxiliar e informar os cidadãos e entidades na região, quais as suas funções e áreas de trabalho, e em que circunstâncias podem apoiar o público. Haverá também espaço para a colocação de perguntas pela audiência e prestação de esclarecimentos pelas entidades envolvidas na rede.

A Rede das Redes Europeias do Alentejo integra os centros Europe Direct do Alentejo (Alentejo Central e Litoral, Alto Alentejo e Baixo Alentejo), o Centro de Documentação Europeia da Universidade de Évora, a Rede Eures para o Alentejo, a Entreprise Europe Network e o ponto de contacto Eurodesk de Odemira. A rede tem como objetivo promover uma ação articulada e complementar entre os diversos serviços europeus que atuam no Alentejo, estabelecendo um mecanismo de trabalho colaborativo e em rede em prol de toda a região. Desta forma, os membros da rede irão cooperar com o intuito de estar cada vez mais próximos do público a nível regional e de prestar um serviço de crescente qualidade, tornando a União Europeia mais acessível aos cidadãos.

Conheça abaixo o programa.

PROGRAMA

- Uma Europa mais perto dos Cidadãos: Centros Europe Direct do Alentejo (Alentejo Central e Litoral, Alto Alentejo e Baixo Alentejo)

- Comunicar a Europa com a comunidade académica a nível local e regional: Centro de Documentação da Universidade de Évora

- O Portal Europeu da Mobilidade Profissional: Rede EURES Alentejo

- O apoio às empresas junto de si: Entreprise Europe Network - Informação Europeia para o Público Jovem: Rede Eurodesk

No próximo dia 1 de julho, quinta-feira, o Europe Direct Baixo Alentejo promove a conferência online “Balanço da Presidência Portuguesa da UE: A Visão do Baixo Alentejo”. O evento contará com a participação de Henrique Burnay, especialista em assuntos europeus; e Sónia Calvário, advogada e docente. Esta será uma oportunidade para debater os últimos seis meses da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e para analisar os seus pontos positivos e negativos a partir da perspetiva do Baixo Alentejo. Pretende-se ainda discutir os desafios mais prementes para a União nos próximos meses.

A sessão, com início às 18:00, poderá ser acompanhada, em direto, na página de Facebook do centro.

Realizou-se, na manhã desta sexta-feira, a sessão pública de apresentação da geração 2021/2025 do Europe Direct Baixo Alentejo.

Esta sessão, que integra uma iniciativa coordenada a nível nacional entre os 15 centros da rede Europe Direct em Portugal, permitiu dar a conhecer à comunidade as próximas atividades do Europe Direct Baixo Alentejo e de outras redes europeias no território, e também deu azo a um diálogo participado em torno do tema “Estratégia do Prado ao Prato no Baixo Alentejo: a prioridade do Pacto Ecológico Europeu e a nova Política Agrícola Comum”.

Agradecemos a todas as pessoas e entidades que marcaram presença para celebrar o arranque das atividades da nova geração do Europe Direct Baixo Alentejo. Neste novo ciclo, queremos estar ainda mais próximos dos cidadãos da região!

Esta sexta-feira, dia 28 de maio, o Europe Direct Baixo Alentejo promove, em Mértola, uma sessão pública de apresentação da nova geração 2021/2025 da rede Europe Direct.

A sessão decorre entre as 10h00 e o 12h15 no Pavilhão Multiusos de Mértola.

Com esta iniciativa, o Europe Direct Baixo Alentejo pretende promover um diálogo proativo sobre o projeto europeu a nível local e esclarecer o público da região sobre a União Europeia e as suas políticas.

A sessão incluirá declarações pelos responsáveis do centro e respetiva entidade de acolhimento, bem como uma apresentação sobre o EUROPE DIRECT e outras redes europeias no território. A manhã encerrará com um painel de debate dedicado ao tema “Estratégia do Prado ao Prato no Baixo Alentejo: a prioridade do Pacto Ecológico Europeu e a nova Política Agrícola Comum”.

Consulte abaixo o programa completo:

9h30 - Receção dos participantes na sede do Europe Direct Baixo Alentejo/ADPM

10h00 - Declaração do Responsável da Entidade de Acolhimento
Jorge Revez, Presidente da Direção da ADPM
 
10h10 - Declaração da Coordenadora do Europe Direct Baixo Alentejo
Ana Sanches, Técnica da ADPM e Coordenadora do Europe Direct Baixo Alentejo
 
10h20 - Testemunho em vídeo de Sofia Colares Alves, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal
 
10h25 - Testemunho em vídeo de Elisa Ferreira, Comissária Europeia da Política de Coesão e Reformas
 
10h30 - Pausa para café
 
10h45 - Apresentação da nova Rede de Centros Europe Direct, do Europe Direct Baixo Alentejo e outras redes europeias do território
Ricardo Cataluna, Técnico e Animador do Europe Direct Baixo Alentejo 
 
11h15 - Debate “Estratégia do Prado ao Prato no Baixo Alentejo: a prioridade do Pacto Ecológico Europeu e a nova Política Agrícola Comum”
Jornalista Moderador: Justino Engana
- Claudino Matos, Diretor-Geral da Associação de Agricultores do Sul - ACOS
- Ana Rita Sanches, Assistente de Investigação no MED – Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora
Ontem, dia 19 de maio, a nova geração da rede Europe Direct em Portugal esteve reunida em Lisboa. Tratou-se da 1ª reunião presencial do Europe Direct em meses, marcando o início do ciclo 2021-2025 da nova rede de centros.
 
A nova geração da rede Europe Direct – uma das principais ferramentas da Comissão Europeia de contacto com o público a nível local e regional – entrou em funções em toda a União Europeia no dia 1 de maio. Em Portugal, a nova rede conta com 15 centros que cobrem todo o território nacional, com uma distribuição geográfica abrangente, de Norte a Sul, do litoral ao interior, e incluindo as Regiões Autónomas.
 
No Baixo Alentejo, o Europe Direct continua sediado em Mértola, na Associação de Defesa do Património de Mértola, e tem como área de intervenção os 13 concelhos do Baixo Alentejo.
 
Queremos estar ainda mais perto dos cidadãos do Baixo Alentejo!