O CIED do Baixo Alentejo esteve presente em mais uma reunião da rede dos Centros de Informação Europe Direct e de Centros de Documentação Europeia, que teve lugar no Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa. Entre os dias 29 e 30 de outubro trabalhámos em conjunto com os outros centros portugueses de maneira a melhorar o serviço prestado aos cidadãos, com os olhos postos nas eleições europeias do próximo ano!

 

No próximo dia 9 de novembro, Beja recebe a Conferência “Eleger e Participar – a União Europeia nas regiões desfavorecidas”. O evento, organizado pelo Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo, terá lugar às 14h, na Galeria Ao Lado IP Beja, no edifício dos serviços comuns do Politécnico de Beja.

A conferência contará com a presença de três eurodeputados portugueses: Carlos Zorrinho (PS), Marisa Matias (BE) e Miguel Viegas (PCP). Estes abordarão dois temas: as Eleições Europeias e a relevância do voto; e a importância da UE nas regiões mais desfavorecidas – o caso do Alentejo. A discussão será moderada pelo diretor do Diário do Alentejo, Paulo Barriga, vencedor do prémio de jornalismo europeu Fernando de Sousa.

A conferência pretende consciencializar os jovens, que votam pela primeira vez, da relevância da sua ação e da importância do voto informado nas Eleições Europeias de maio de 2019, bem como debater a ação da UE em regiões mais desfavorecidas, focando o caso do Alentejo.

O evento é aberto ao público, mas apenas mediante inscrição, que poderá ser realizada através do endereço: europedirect.adpm.pt/conferencia

No passado dia 17 de outubro, estivemos a falar sobre património, Portugal e outros países da UE com as crianças da sala B do Jardim Infantil de Mértola! Foi um gosto testemunhar o entusiasmo dos meninos da Educadora Isabel e da Assistente Ana Cristina. A todos, muito obrigado!

O CIED do Baixo Alentejo volta a marcar presença no Parlamento Europeu, em Bruxelas, para dois dias de formação sobre as Eleições Europeias, que se realizarão em maio do próximo ano! #EE2019 #EDIC

Foi um gosto para o CIED do Baixo Alentejo estar presente na sessão de esclarecimento relativa ao Regulamento Geral da Proteção de Dados, que se realizou no dia 10 de setembro, na Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago.

Queremos deixar um agradecimento especial à Dr.ª Paula Santos, diretora da biblioteca, e à Marta Simenta, pela forma simpática com que fomos recebidos. Também agradecemos a todos aqueles que estiverem presentes na sessão de ontem. A todos, muito obrigado! Em caso de dúvida, não hesitem em contactar-nos.

A exposição sobre o RGPD estará patente na entrada da Biblioteca Municipal de Beja até ao dia 29 deste mês.

É já no próximo dia 10 de setembro que será inaugurada uma exposição relativa ao novo Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD), que estará patente na Biblioteca Municipal de Beja até ao dia 29 do mesmo mês. No dia 10 também terá lugar na biblioteca, às 19:00, uma sessão de esclarecimento sobre o regulamento destinada a toda a comunidade, numa iniciativa promovida em parceria com o Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo (CIEBDA).

A semana transata foi muito preenchida para o Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo. Depois de marcar presença na Annual General Meeting em Bruxelas - evento realizado entre 4 e 6 de junho que reuniu todos os centros da União Europeia - , no dia 9 estivemos na 15.ª edição do Encontro de Culturas em Serpa. Durante todo o dia prestámos informações variadas aos cidadãos interessados num stand na alcáçova do castelo; de tarde, participámos no 1.° Fórum Ibérico Associativo. Tratou-se de uma oportunidade única de celebrar o Ano Europeu do Património Cultural, através da partilha de tradições e experiências. O CIED do Baixo Alentejo agradece à Confederação Portuguesa das Colectividades por nos ter deixado associar a esta iniciativa; e à Câmara Municipal de Serpa por nos ter recebido com a simpatia e generosidade que caracteriza as suas gentes. 

Já começou o Encontro de Culturas em Serpa, evento que vai na sua 15.ª edição, e que contará com a presença do CIED do Baixo Alentejo: durante o dia 9 estaremos num stand da alcáçova do castelo, onde prestaremos informação a quem nos solicitar. Ainda no dia 9, destaque para o 1.º Encontro Ibérico Associativo de Cultura, evento que contará com o apoio do nosso centro. Apareça! Contamos consigo! Vamos celebrar o Ano Europeu do Património Cultural!