No dia 26 de setembro comemorou-se o Dia Europeu das Línguas. O EUROPE DIRECT Baixo Alentejo esteve presente no Agrupamento de Escolas N.º2 de Serpa para dinamizar duas sessões sobre a temática "Diversidade Cultural na UE". Os alunos das quatro turmas do 10.º ano ficaram mais conscientes sobre a importância de aprender línguas e aproveitaram a oportunidade para pôr à prova os seus conhecimentos linguísticos com jogos didáticos.

Não teve a oportunidade de acompanhar o Discurso sobre o Estado da União? Ainda não viu “A Europa vista da Planície”? Não há problema, temos a solução para si: pode rever o discurso aqui; e a visão do Baixo Alentejo pode ser revista aqui.

 

 

É já no dia 14 de setembro que terá lugar mais um Discurso sobre o Estado da União. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursará no Parlamento Europeu a partir das 8 da manhã, com o objetivo de fazer um balanço dos últimos meses e perspetivar a ação política para os próximos tempos. 

Depois, às 15:00, teremos o evento “A Europa vista da Planície”, em que faremos um debate sobre o discurso, mas da perspetiva do Baixo Alentejo. A conversa contará com a presença de Manuel David Masseno, professor do Instituto Politécnico de Beja; e com David Fernandes e Pedro Caldeira, alunos do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Serpa (Escola Embaixadora do Parlamento Europeu). Pretende-se, deste modo, estimular o debate europeu a nível local e reforçar o sentimento de pertença ao espaço europeu. 

Poderá acompanhar o discurso e o debate em facebook.com/europedirectbaixoalentejo

Ontem estivemos em Sanlúcar de Guadiana com os nossos colegas dos centros EUROPE DIRECT do Algarve e de Huelva para preparar a XV edição do evento transfronteiriço "A Europa és tu!".

No final de novembro, jovens do Algarve, Huelva e do Baixo Alentejo vão juntar-se nesta localidade junto ao Guadiana para celebrar a Europa e os seus valores!

Recordamos que o webinar Oportunidades da UE para os jovens – uma iniciativa da Redes de Informação e Serviços Europeus no Alentejo - está disponível online e pode ser revisto aqui.

A Associação Check-IN – nossa parceira na Rede de Informação e Serviços Europeus do Alentejo – vai organizar uma Conferência Internacional (em inglês) no âmbito do Projeto CORE - Citizens occupy rural Europe.

O projeto tem como objetivo capacitar os cidadãos com um foco maior nas áreas rurais, abordando a importância da União Europeia e a sua cultura, e promovendo a participação ativa dos cidadãos europeus. Este projeto envolve 5 países diferentes (Portugal, Malta, Itália, Eslováquia e Áustria) e foi aprovado pelo Programa Europa para os Cidadãos. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Beja e do Instituto Português do Desporto e Juventude. 

A conferência, que contará com a participação do EUROPE DIRECT Baixo Alentejo, decorrerá no Centro Unesco Beja, dia 18 de junho, pelas 15:30

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, devendo ser feitas através do endereço: https://forms.gle/EAtbRQUz1BMVvKaK9

A Rede de Informação e Serviços Europeus do Alentejo promove no dia 14 de junho, às 14:30, o Webinar Oportunidades da UE para os Jovens, uma iniciativa realizada no âmbito do Ano Europeu da Juventude.

Esta apresentação tem como objetivo dar a conhecer esta Rede e que serviços poderão disponibilizar aos cidadãos, em particular aos jovens, para que estes possam beneficiar das diversas iniciativas e programas europeus de promoção do emprego, empreendedorismo, investigação, associativismo juvenil, mobilidade para voluntariado, estudos e estágios, etc.

 As inscrições (gratuitas mas obrigatórias) deverão ser realizadas em: https://forms.gle/qiJGDhVbRu6hHwye6

 Link Zoom para a sessão: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89135659086

Simultaneamente, a sessão será também transmitida em direto nas páginas de Facebook dos Centros Europe Direct do Alentejo.

A Rede de Informação e Serviços Europeus no Alentejo

A Rede de Informação e Serviços Europeus no Alentejo integra os centros EUROPE DIRECT do Alentejo (Alentejo Central e Litoral, Alto Alentejo e Baixo Alentejo), o Centro de Documentação Europeia da Universidade de Évora, a Rede EURES - Região Alentejo, a Enterprise Europe Network e os pontos de contacto Eurodesk do Município de Odemira e Associação Check-in de Beja.

A Rede tem como objetivo promover uma ação articulada e complementar entre os diversos serviços europeus que atuam no Alentejo, estabelecendo um mecanismo de trabalho colaborativo e em rede em prol de toda a região. Desta forma, os membros da rede irão cooperar com o intuito de estar cada vez mais próximos do público a nível regional e de prestar um serviço de crescente qualidade, tornando a União Europeia mais acessível aos cidadãos.

Recordamos que a segunda sessão do 1.º Ciclo de Conversas Online | Cidadania Informada, Comunidade ativa já está online e pode ser visto aqui. Desta vez os nossos convidados debruçaram-se sobre o tema "Comunicação Social e o Espaço Mediático: Como conhecemos o mundo?"

Muito obrigado a todos aqueles que nos acompanharam!