A Europa tem gente com talento. Mas o talento tem de ser estimulado, especialmente porque a UE está a atravessar uma importante transição demográfica. Esse estímulo é sobretudo necessário nas regiões afetadas por uma diminuição da mão de obra e uma baixa percentagem de diplomados do ensino superior, bem como nas regiões afetadas pela partida dos jovens.

Se não for abordada, esta transição desencadeará disparidades territoriais novas e crescentes à medida que a mão de obra das regiões envelhece e declina, nos números e nas competências. Esta transição pode alterar as paisagens demográficas da Europa, prejudicando a resiliência e a competitividade da UE.

Saiba mais aqui.

No dia 16 de janeiro estivemos na Associação Sénior Castrense para falar sobre Fake News e Combate à Desinformação. Uma sessão animada e com pessoas muito interessadas no assunto!

Falámos sobre os vários tipos de “notícias falsas”, bem como da importância de apoiar o jornalismo e do papel dos cidadãos no combate a esta ameaça à Democracia.

Estaremos de regresso no dia 15 de fevereiro para falar sobre Direitos do Consumidor.

A todos os que marcaram presença, muito obrigado!

Hoje, 12 de janeiro, foi dia de regressar a Serpa, mais concretamente à Academia Sénior de Serpa, para dinamizar uma sessão dedicada à Saúde Mental - recordamos que a presidente da Comissão Europeia, no Discurso sobre o Estado da União, anunciou uma nova iniciativa sobre saúde mental na UE sugerida por cidadãos.

 Muito obrigado à professora Maria João Brasão pelo convite e aos alunos pela disponibilidade e partilha!

Na manhã do dia 10 de janeiro fomos até à Escola Profissional Moura para falar sobre Fake News e Combate à Desinformação. Muito obrigado ao professor Hélder Raposo e aos alunos que tão bem nos receberam. 

No dia 6 de janeiro, estivemos em Serpa para dinamizar mais duas atividades: de manhã, estivemos no Agrupamento de Escolas nº 2 de Serpa numa sessão dedicada à Saúde Mental - recordamos que a presidente da Comissão Europeia, no Discurso sobre o Estado da União, anunciou uma nova iniciativa sobre saúde mental na União Europeia sugerida por cidadãos;

De tarde, tivemos mais uma sessão Multiplicadores Ativos na Academia Sénior de Serpa - uma atividade intergeracional que incluiu alunos do secundário e pessoas de diversas proveniências. Foi o pretexto encontrado para falar sobre o Natal e o Dia de Reis, nomeadamente das diversas tradições associadas a estas datas na nossa região, em Portugal e no espaço europeu. 

No passado dia 9 de dezembro estivemos na Escola D. Manuel I para ministrar duas sessões dedicadas aos Direitos Humanos. As turmas do 7.º e 10.º anos ficaram mais inteiradas sobre  a importância desta temática e de como não os devemos tomar como garantidos.

O EUROPE DIRECT Baixo Alentejo agradece o convite da professora Teresa Gonçalves, bem como a disponibilidade de todos os alunos. 

Ontem, 6 de dezembro, foi dia de irmos até à cidade de Moura. 

De manhã, estivemos com os alunos da Escola Profissional de Moura para falar sobre o muito que a Europa tem para oferecer. Mais uma oportunidade para falar sobre o Erasmus Plus, o DiscoverEU ou o Corpo Europeu de Solidariedade, entre outros programas.

De tarde, estivemos na Universidade Sénior Moura para debater a problemática das Fake News e do combate à desinformação.
A todos aqueles que estiveram connosco, muito obrigado pela vossa disponibilidade e partilha. Regressaremos na próxima semana.

No dia 23 de novembro realizou-se a XV edição do encontro transfronteiriço “A Europa és tu!” – uma iniciativa conjunta dos centros de informação EUROPE DIRECT do Algarve, Baixo Alentejo e Huelva.

O evento realizou-se em Sanlúcar de Guadiana (Huelva – Espanha) e foi inteiramente dedicada ao Ano Europeu da Juventude. 

 Os jovens de Mértola, Tavira e Huelva tiveram um dia intenso de atividades de caráter lúdico e cultural, sendo de destacar: a subida ao castelo de Sanlúcar do Guadiana; partilha de experiências Erasmus +, com a presença de dois convidados que estiveram em Budapeste; a iniciativa DiscoverEU e o Corpo Europeu de Solidariedade. Um dia especial em que se comeram pratos tradicionais como a paella, se falaram diversos idiomas, e, acima de tudo, se reforçou o sentimento de pertença ao espaço europeu. Obrigada a todos os presentes!