Depois de em 2023 termos celebrado o Dia da Europa em Beja, em 2024 fomos até Ferreira do Alentejo. Foi aí que decorreu o evento “Europa, Democracia e Liberdade”: uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo (AEFA), do EUROPE DIRECT Baixo Alentejo e da Associação Check-In. De manhã, tiveram lugar atividades na escola sede do AEFA: o içar da bandeira da União e a interpretação do hino europeu; houve uma “caça ao tesouro”; jogos; e sessões sobre oportunidades para os jovens na Europa. De tarde, destaque para a sessão dedicada às Eleições Europeias de 9 de junho de 2024, que decorreu na Universidade Popular, e que foi aberta a toda a população. O EUROPE DIRECT Baixo Alentejo agradece a participação de todos! 

No dia 07 de maio, o nosso centro esteve no Agrupamento de Escolas de Vidigueira para comemorar o arranque de mais uma edição do Maio Europeu. O objetivo passava por celebrar as línguas e uma Europa Unida na Diversidade! 

O dia acabou por revelar-se muito preenchido e gratificante, graças à companhia de cerca de 50 alunos do 7.º ano. 

O EUROPE DIRECT Baixo Alentejo agradece às professoras, pelo convite, e aos alunos, pela partilha. Contem conosco! 

Muito obrigado a todos aqueles que nos visitaram na Ovibeja 2024. E também aos que connosco dinamizaram atividades. Que partilharam o seu conhecimento e que trabalham diariamente para um mundo mais justo e sustentável. 

Terminámos esta edição com o sentimento de dever cumprido e com a vontade de fazer mais e melhor.

Um agradecimento e uma felicitação especiais à ACOS - Associação de Agricultores do Sul pelos 40 anos de Ovibeja e pelo enorme contributo que têm dado ao associativismo e ao desenvolvimento da nossa região.

Até para o ano!

No dia 24 de abril o nosso centro esteve no Agrupamento de Escolas N.º 2 de Serpa nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com o objetivo de promover uma sessão sobre o Emprego na Europa. O objetivo passava por falar sobre o Portugal de 1974 ao nível do Emprego e de diversos indicadores sociais, e, posteriormente, compará-los com a atualidade. Nesta sessão também foi possível dar a conhecer, a 2 turmas do 11.º ano, as oportunidades que a União Europeia oferece ao nível do emprego, formação e voluntariado. 

O EUROPE DIRECT Baixo Alentejo agradece o convite e felicita a comunidade escolar pelas celebrações de uma data tão importante da nossa História. Muito obrigado!  

No dia 22 de abril estivemos no Estabelecimento Prisional de Beja para dinamizar uma sessão sobre as Eleições Europeias de 2024. O EUROPE DIRECT Baixo Alentejo agradece o convite da professora Paula Lança e o interesse da turma com quem estivemos hoje. Foi um gosto!
Pode encontrar mais informação sobre o voto antecipado (incluindo para a população prisional) aqui.

A cidade de Beja receberá o Roadshow Eleições Europeias 2024 – uma iniciativa da Agência Nacional de Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.

O evento terá lugar no IPBeja (junto ao edifício da biblioteca), entre as 10:00 e as 17:00, e conta com o apoio local da Associação Check-In, que é multiplicador da Rede Eurodesk. O nosso centro também marcará presença com uma sessão (na parte da manhã) dedicada ao ato eleitoral.

O espaço disponibilizado estará equipado com materiais informativos, painéis, dinâmicas digitais e de Educação não formal, acessível a todos aqueles que procuram entender melhor as oportunidades europeias e aprofundar o conhecimento sobre projetos europeus e os seus valores, com foco nas eleições Europeias de 9 de junho.

Também será a oportunidade de conhecer mais sobre mobilidade europeia, voluntariado nacional e programas europeus!

Contamos consigo!

Na manhã do dia 16 de abril estivemos no Agrupamento de Escolas de Mértola para falar sobre o Pacto Ecológico Europeu e a Transição Digital na UE.
Muito obrigado aos alunos do 11.º ano de Humanidades e à professora Sofia Vidal pela disponibilidade e partilha! Até breve!
Foi com muito gosto que estivemos no Agrupamento de Escolas de Mértola, nos dias 9 e 10 de abril, para falar sobre a Inserção de Portugal na União Europeia, bem como sobre os Desafios e Oportunidades que o nosso país enfrenta no contexto europeu. Muito obrigado aos alunos do 11.º ano de Humanidades e à professora Sofia Vidal por nos terem recebido tão bem!