2017 marca os 60 anos do Fundo Social Europeu (FSE), o principal e mais antigo instrumento da UE para investir nas pessoas.

Hoje, o FSE constitui uma grande alavanca para a criação de emprego, promoção de uma melhor educação, administrações públicas mais modernas e para a inclusão social, sendo por isso um instrumento essencial para criar oportunidades mais justas para todos os cidadãos.

Se um banco for à falência, os clientes não perdem as suas poupanças. A UE garante que a pessoa recebe o dinheiro de volta não só no caso de um banco do seu país mas também de um banco sediado noutro Estado-Membro da UE.

Sabe onde deve matricular o seu carro se tiver residência no seu país mas residir noutro país da União Europeia?

Mais informação aqui.

Portugal tem 118 orçamentos participativos, um dos melhores valores europeus.Em Portugal estão a decorrer 118 Orçamentos Participativos, um dos melhores valores europeus de uma iniciativa que aumentou de qualidade nos últimos anos, permitindo aos cidadãos tomar decisões políticas sobre as cidades onde vivem. Mais informação aqui.

 

"As produções agrícolas estão excluídas dessa atualização do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis)», afirmou António Costa, insistindo que a atualização que o Governo está a estudar «tem simplesmente a ver com propriedade que não é afeta à exploração agrícola".

Sabia que enquanto cidadão europeu que frequenta uma universidade noutro país da União Europeia tem direito à mesma bolsa para pagar as propinas que os cidadãos do país de acolhimento. Não podem ser-lhe exigidas propinas mais caras. Mais informação aqui

 

Participe no passatempo, descubra a rede de 19 Centros de Informação Europe Direct em Portugal e habilite-se a ganhar tablets de última geração, máquinas fotográficas e muitos outros prémios!

Quer ter uma palavra a dizer como cidadão da UE? Não tem de esperar pelas próximas eleições europeias de 2019. Todos os cidadãos podem contribuir com propostas e iniciativas e apresentar queixas. Saiba mais em: http://europa.eu/!Gr49Rr