Com vista a desbloquear todo o potencial da economia de dados da UE, a Comissão propõe um novo conjunto de regras para o livre fluxo de dados não pessoais na União Europeia. Mais informação aqui.

Estão abertas vagas para estágios na União Europeia: Conselho da UE, Parlamento Europeu, BEI, BCE, EUROPOL, JRC, ESA, CPVO, ENISA, EDPS.

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, proferiu ontem, dia 13 de setembro de 2017, o seu Discurso sobre o Estado da União de 2017 perante os deputados do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, apresentando as suas prioridades para o próximo ano e expondo a sua visão da forma como a União Europeia poderá evoluir até 2025. Apresentou o Roteiro para uma União Mais Coesa, Mais Forte e Mais Democrática.

Poderá assistir aqui a um pequeno vídeo, legendado em português, com todos os principais destaques do discurso:

No dia 14 de setembro, pelas 13h (hora de Lisboa), o Presidente Jean-Claude Juncker irá participar numa entrevista promovida pela Debating Europe e Euronews, onde irá responder a questões levantadas pelo seu discurso sobre o estado da União.

Esta entrevista irá ser transmitida em direto através do YouTube e contará com um painel de jovens YouTubers da Bélgica, Alemanha e República Checa. O Presidente Juncker irá também responder a uma seleção de questões colocadas nas redes sociais através da hashtag #ASKJUCKER.

A transmissão em direto irá ser disponibilizada no nosso site, por isso fique atento!

ATUALIZAÇÂO:

 Assista aqui à transmissão em direto:

No dia 13 de setembro de 2017, pelas 8h00 (hora de Lisboa), o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, proferirá o habitual discurso sobre o estado da União no Parlamento Europeu.

Após amplo debate sobre o futuro do nosso continente (#FutureofEurope) com os cidadãos, o Parlamento Europeu, os parlamentos nacionais, as autoridades locais e regionais e a sociedade civil em geral, o Presidente reunirá as ideias recolhidas e apresentará um ponto de vista pessoal acerca deste tema, bem como as suas prioridades para o próximo ano.

O discurso poderá ser assistido em direto através desta mesma página.

ATUALIZAÇÃO:

Disponibilizamos agora o discurso na íntegra para que possa ver ou rever:

O Conselho Europeu de Investigação acaba de atribuir 605 milhões de euros para cinco anos a 406 cientistas em início de carreira. Neste concurso, há o maior número de mulheres desde a criação deste organismo de financiamento da ciência na Europa. Mais informação aqui.

A Comissão Europeia está a pré-financiar sete projetos-piloto que oferecem estágios de aprendizagem profissional de longo prazo no estrangeiro.

Vem aí a preparação do próximo quadro de Fundos da União Europeia (UE) para o ciclo entre 2020 e 2027, num momento em que é vital para Portugal garantir no futuro a canalização de fundos que apoiem o financiamento da economia portuguesa.