A semana transata foi muito preenchida para o Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo. Depois de marcar presença na Annual General Meeting em Bruxelas - evento realizado entre 4 e 6 de junho que reuniu todos os centros da União Europeia - , no dia 9 estivemos na 15.ª edição do Encontro de Culturas em Serpa. Durante todo o dia prestámos informações variadas aos cidadãos interessados num stand na alcáçova do castelo; de tarde, participámos no 1.° Fórum Ibérico Associativo. Tratou-se de uma oportunidade única de celebrar o Ano Europeu do Património Cultural, através da partilha de tradições e experiências. O CIED do Baixo Alentejo agradece à Confederação Portuguesa das Colectividades por nos ter deixado associar a esta iniciativa; e à Câmara Municipal de Serpa por nos ter recebido com a simpatia e generosidade que caracteriza as suas gentes. 

Já começou o Encontro de Culturas em Serpa, evento que vai na sua 15.ª edição, e que contará com a presença do CIED do Baixo Alentejo: durante o dia 9 estaremos num stand da alcáçova do castelo, onde prestaremos informação a quem nos solicitar. Ainda no dia 9, destaque para o 1.º Encontro Ibérico Associativo de Cultura, evento que contará com o apoio do nosso centro. Apareça! Contamos consigo! Vamos celebrar o Ano Europeu do Património Cultural!

 

O dia 7 de junho ficou marcado pela realização de duas sessões lúdico-pedagógicas, com alunos do 8.º ano de Pias e de Serpa, subordinadas à temática do Ano Europeu do Património Cultural. Foi um gosto para o nosso centro trabalhar e aprender com estes jovens e fazemos votos de que a ocasião se repita num futuro próximo. 

 

 

 

 

Está a decorrer mais uma Semana Regional Europeia.

Ao longo da semana serão percorridos os agrupamentos de escolas de Vidigueira, Beja, Barrancos, Castro Verde, Mértola, Ourique e Aljustrel, onde irão decorrer 10 sessões lúdico-pedagógicas sobre a temática do Ano Europeu do Património Cultural.

Terminou, no dia ontem, mais uma edição da Ovibeja. Foi para o CIEDBA um gosto participar num evento de grande repercussão a nível nacional e internacional. Um agradecimento a todos aqueles que estiveram no nosso stand! Foi um gosto! 

É com grande satisfação que anunciamos que o Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo estará presente na próxima edição da Ovibeja que começa amanhã.

Aproveitamos esta oportunidade para sugerir o colóquio que terá lugar no próximo dia 30, subordinado ao tema "Reflexão sobre a Nova Política Agrícola Comum", e que contará com a presença do Ministro da Agricultura.

É com grande satisfação que anunciamos que a presença do CIED do Baixo Alentejo, no passado dia 22 de março, no Agrupamento de Escolas de Aljustrel continua a dar os seus frutos. Nessa sessão, subordinada ao tema "Assimetrias e Geografia: União Europeia e Cabo Verde", ficou decidido que a escola de Aljustrel enviaria livros, destinados a várias faixas etárias, para a escola Escola António Silva Pinto, de Ribeira das Patas, na Ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. 

Na próxima semana, enviaremos os primeiros livros para Cabo Verde! Fazemos votos de que esta iniciativa seja a primeira de muitas outras entre estas duas escolas, e que permita estreitar laços entre Portugal e a União Europeia e a antiga colónia portuguesa.
#EUCV #NuStaDjuntu

Foi no passado dia 7 que se realizou mais uma iniciativa "A Europa és tu!". Desta vez coube a Mértola receber o evento que foi dedicado ao Ano Europeu do Património Cultural, sendo que contámos com a participação dos Centros Europe Direct do Algarve, de Huelva e do Baixo Alentejo, que foi o anfitrião.

Recebemos dezenas de jovens do ensino secundário, oriundos de Quarteira, Castro Verde e Villanueva de los Castillejos, que tiveram a oportunidade de conhecer o riquíssimo património arqueológico, edificado e natural da vila candidata a Património Mundial.

Foi um dia muito bem passado e que, esperamos, ficará na memória de todos aqueles que nos visitaram!