No âmbito das celebrações do dia Europa, 9 de maio, o CIEDBA desenvolveu mais uma Semana Regional Europeia junto dos cidadãos. Com o foco principal nas celebrações dos 60 anos do Tratado de Roma, na diversidade cultural e na Europa de Valores, o CIEDBA, desenvolveu um vasto conjunto de atividades dirigidas a vários públicos dos concelhos de Mértola (Agrupamento de Escolas de Mértola), Serpa (Agrupamento de Escolas nº 1 de Serpa), Barrancos (Agrupamento de Escolas de Barrancos).

65 jovens alunos espanhóis e portugueses do secundário realizaram, a 9 de fevereiro, uma «viagem imaginária» aos valores, temas e música dos últimos 60 anos de integração europeia, promovendo o espírito de participação para a mudança democrática.

Em 2016, Portugal celebra 30 anos de adesão à União Europeia. Foi neste contexto que o Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo desafiou um grupo de jovens a participar na produção deste videoclip “Cantando a Europa”.

Foi na fronteira de Vila Verde de Ficalho, que os jovens encenaram a travessia entre dois países: Portugal e Espanha- antes de depois da entrada da UE. São muitas as histórias de vida que esta fronteira acolheu, histórias de emigrantes, guardas fiscais, gente do contrabando, turistas e refugiados.

Segue mais uma história que esta fronteira tem para contar…

Alunos da Escola Profissional de Cuba descobrem metodologias de desenvolvimento de projetos Empreendedores.

Cuba recebe dia 25 de novembro a Volta de Apoio ao Emprego.

No âmbito do seu plano de acção o CIED Baixo Alentejo dinamiza a atividade “Ciências Portas Abertas” junto de 80 alunos da área de ciências e Tecnologias, com uma visita ao Parque de Ciências e Tecnologias do Alentejo. 

O CIED Baixo do Alentejo, participou na reunião de coordenação dos CIED´S, entre os dias 3-4 de novembro, na Representação da Comissão Europeia em Portugal.