A União Europeia constitui-se como uma parceria económica e política com características únicas, atualmente composta por 27 países europeus, que, em conjunto, abrangem uma grande parte do continente europeu.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, e com o objetivo de lançar as bases de uma paz duradoura e de prosperidade económica, cria-se em 1957 a Comunidade Económica Europeia (CEE), inicialmente constituída por seis países: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Desde então, assistiu-se à criação de um enorme mercado único cujas potencialidades continuam a ser desenvolvidas.

A UE desde a sua criação, tem promovido a paz, estabilidade e prosperidade, que contribuiu para melhorar o nível de vida dos europeus e deu origem a uma moeda única, o EURO. Com a supressão dos controlos nas fronteiras entre os países da UE, as pessoas podem agora circular livremente em quase todo o continente, tornando-se igualmente muito mais fácil viver e trabalhar noutro país da UE.

Um dos principais objetivos da UE é promover os direitos humanos tanto no seu território como no resto do mundo. A UE assenta nos valores da dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de Direito e respeito pelos direitos humanos. Desde a assinatura do Tratado de Lisboa, em 2009, todos esses direitos estão reunidos num só documento, a Carta dos Direitos Fundamentais. As instituições europeias têm a obrigação legal de a respeitar, assim como os países da UE, sempre que apliquem a legislação europeia.