A UE quer uma transição energética justa. O Fundo Social para a Ação Climática vai ajudar as pessoas mais expostas ao risco de pobreza energética.

No âmbito dos seus esforços para alcançar a neutralidade das emissões de carbono até 2050, a União Europeia (UE) introduziu novos requisitos para a redução das emissões nos setores da construção e dos transportes. As novas regras deverão incentivar os cidadãos e as empresas a investirem em fontes de energia alternativas, melhor isolamento e transportes limpos.

A fim de assegurar que a transição climática seja justa e inclusiva a UE criou um Fundo Social para a Ação Climática. O fundo ajudará as famílias vulneráveis, as pequenas empresas e os utilizadores dos transportes particularmente afetados pela pobreza energética e de mobilidade.

Faz parte do pacote legislativo 'Objetivo 55' (ou 'Fit for 55 em inglês) que visa alcançar os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 55% até 2030.

Descobre o que a UE tem feito para reduzir as emissões de carbono e de que forma o Fundo Social para a Ação Climática te pode ajudar.