A Comissão apresentou hoje o seu pacote sobre segurança energética com as propostas necessárias para preparar a UE para a transição energética global, bem como para possíveis interrupções do aprovisionamento energético.

A segurança energética é uma das pedras angulares da Estratégia para a União da Energia, uma das grandes prioridades políticas da Comissão Juncker.
Implementar a União da Energia: A Comissão apresenta pacote sobre segurança energética.

A Comissão apresentou hoje um pacote de medidas sobre segurança energética com vista a dotar a UE dos meios necessários para a transição energética global e para enfrentar possíveis interrupções do aprovisionamento energético. A segurança energética é uma das pedras angulares da Estratégia para a União da Energia, uma das grandes prioridades políticas da Comissão Juncker.

O pacote define um vasto leque de medidas destinadas a reforçar a resiliência da UE face a perturbações no aprovisionamento de gás. Estas medidas incluem, nomeadamente, a moderação da procura de energia, o aumento da produção de energia na Europa (designadamente a partir de fontes renováveis), o maior desenvolvimento de um mercado interno da energia plenamente integrado e funcional, bem como a diversificação das fontes, dos fornecedores e das vias de aprovisionamento energético. Além disso, as propostas visam introduzir uma maior transparência no mercado europeu da energia e gerar uma maior solidariedade entre os Estados-Membros.

O pacote sobre segurança energética hoje apresentado inscreve-se no contexto do novo acordo mundial e universal sobre alterações climáticas, adotado pelos dirigentes mundiais em 12 de dezembro de 2015 em Paris. O Acordo de Paris enviou um sinal forte às empresas e aos decisores políticos, colocando as energias não poluentes numa via irreversível e preparando a conjuntura para uma transição energética a nível mundial.